Áudio

Programa de Rádio: Tua Cena, Tua Vida, Tua Escolha

A Tua Cena, a Tua Vida, a Tua Escolha é um programa sobre Saúde Sexual Reprodutiva e Direitos que passa na rádio desde 2011. Neste momento está a ser veiculada a IV fase do programa na:

  • Rádio Sfm - sábados das 9:00 às 10:00 da manhã, com repetição às terças-feiras das 13:00 às 14:00
  • Rádio 99fm - sábados das 15:00 às 16:00, com repetição de segunda a sexta das 9:00 às 10:00 da manhã
  • Rádio Cidade - terças-feiras, das 14:15 às 15:00, com repetição às sextas-feiras, das 9:15 às 10:00 da manhã

Com este programa, a N'weti tem como objectivo criar um espaço para ajudar os adolescentes e os jovens moçambicanos, seguro e com informação correcta, para ajudar a fazer escolhas responsáveis sobre a sua saúde sexual reprodutiva e direitos.

Para poderes acompanhar os programas todas as semanas vai à nossa página do acebook.

 

Radionovela “Vidas Mascaradas”

Esta radionovela conta uma história onde o amor é possível. Ibrahimo, um conquistador da vila de N’weti aposta com os amigos que vai levar Rute para a cama.

O que ele não sabe é que Rute o vai ensinar a amar e partilhar. Rute mostra a Ibrahimo que é possível amar e estar apenas com uma parceira, sem deixar de ser homem de verdade.

“Vidas Mascaradas” insere-se na campanha da N’weti sobre Relacionamentos Múltiplos e Co-ocorrentes e pretende aumentar a percepção de risco associado à multiplicidade de parceiros sexuais e promover relacionamentos a dois fortalecidos por uma profunda intimidade, amizade e comunicação entre os parceiros no que respeita a todos os aspectos da vida.

“Vidas Mascaradas”, produzida em Português e Macua, é dirigida a um público alvo primário entre os 16 e os 35 anos, rural e semi-rural. Esta radionovela será trasmitida em rádios de todo o país no final de 2009. 

Radionovela “Duas Caras”

Em 2009 a N’weti voltou a ocupar os rádios dos cidadãos moçambicanos, desta vez com “Duas Caras”, uma radionovela de 30 episódios conjugando os temas Violência Doméstica Contra a Mulher e Gravidez e HIV.

Os conteúdos educativos são levados à audiência pelas vozes de personagens de carácter determinado, como o casal Regina e Juvêncio (que “desafiam” o contexto que os rodeia, decidindo adiar a decisão de ter filhos); de personagens com histórias sofridas, como Telma, a radialista que decide usar a voz de uma mulher fictícia para revelar na rádio comunitária a sua própria vivência enquanto vítima de violência doméstica, física e emocional.

O principal objectivo deste programa é oferecer à audiência conhecimentos que lhes permitam tomar decisões responsáveis e positivas sobre a sua própria saúde e forma de estar na sociedade.

O público alvo primário da “Duas Caras” é a população rural e semi-rural entre os 16 e 49 anos. “Duas Caras” está a ser transmitida em cerca de 30 emissores, incluindo a Rádio Moçambique e diversas rádios comunitárias, em Português, Chnagana, Sena e Macua. Oiça aqui o primeiro episódio desta série radiofónica.

Radionovela “N’weti”

No final de 2006 e início de 2007 a radionovela N’weti entrou no lar dos moçambicanos com as suas dicas sobre várias questões de saúde (com especial atenção para o HIV e SIDA, a tuberculose, e os malefícios do consumo de tabaco), abordados no formato de entretenimento por excelência que constitui a dramatização em rádio.

Os 45 episódios que compõem esta radionovela foram emitidos inicialmente em língua Portuguesa, através dos 10 emissores provinciais da Rádio Moçambique; mais tarde foram para o ar também em Shangana e Macua, através das mais de 40 rádios comunitárias a operar no país.

A radionovela foi retransmitida nos serviços em língua Portuguesa do Channel Africa, canal da sul-africana SABC ouvido em todo o continente africano. Oiça aqui o primeiro episódio desta série radiofónica.