Abordagem de Implementação

Abordagem de Implementação

paifilhoO Tua Cena é implementado com recurso ao Modelo Socio-Ecológico[1], que combina diferentes abordagens e determinantes sociais, tanto ao nível individual, como comunitário e socio-político. Este modelo baseia-se nos princípios de promoção de saúde articulados na Carta de Ottawa[2] da Organização Mundial de Saúde (OMS), e salienta a importância da criação de um ambiente que encoraje a mudança e em que “a promoção de saúde é o processo de permitir que as pessoas tenham um maior controlo sobre a sua saúde como forma de a melhorarem”;e, “ para atingir o completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos ou grupos devem ser capazes de identificar e de realizar as suas aspirações, satisfazer as suas necessidades, e de alterar ou lidar com o ambiente”. Conclui-se que a promoção de saúde não é apenas uma responsabilidade do sector de saúde (Ministério da Saúde), mas também de outras esferas da sociedade.

É com base nesses pressupostos que a N´weti implementa a intervenção Tua Cena, assente numa estratégia integrada de Comunicação para a mudança social e de comportamento, na área de SSRD, com enfoque em abordagens de mudança que se reforçam mutuamente e aumentam o potencial de impacto sobre os (1) níveis de conhecimento sobre SSRD, (2) as atitudes e normas sociais e de género, (3) a eficácia individual e comunitária, e (4) as práticas e políticas públicas na área da SSRD. Para o efeito, a N´weti concentra-se em 4 metodologias centrais: (a) comunicação de massas usando o Edutainment, (b) o reforço da provisão de serviços de SSR, (c) o reforço dos sistemas comunitários, (c) a monitoria da qualidade dos serviços de SSR, e (d) a advocacia sobre práticas e políticas públicas associadas à SSRD.


[1] O Modelo Socio-Ecológico reconhece a interligação que existe entre os indivíduos e o meio que os envolve.

[2] A Carta de Ottawa, 1986, sobre a Promoção de Saúde, avança os pilares essenciais para criar um ambiente que conduza à mudança comportamental. Estes pilares incluem advocacia para conquista de melhores políticas públicas na área da saúde, mobilização comunitária, desenvolvimento de habilidades, no espírito da prestação de cuidados básicos de saúde – reorientação dos serviços de saúde para uma abordagem de prevenção e promoção de saúde, versus o enfoque na cura de doenças.

paifilho

Parceiros