Pesquisa Formativa - Pesquisa Formativa

Pesquisa Formativa

ssrfrTUA CENA é uma intervenção para a mudança social e de comportamento com enfoque na área de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) para adolescentes e para jovens, que a N'weti está a implementar. Com vista a operacionalizar esta iniciativa a N'weti conduziu uma análise documental sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos (DSR) entre populações de alta mobilidade, com enfoque para o contexto e quadro legal actuais. Para além da análise documental a N'weti conduziu uma pesquisa de audiência para caracterizar necessidades e especificidades dos grupos alvo, incluindo grupos de alta mobilidade, em matéria relacionada com DSR para jovens de ambos os sexos. A pesquisa foi realizada em Nampula cidade e Nacala-Porto, em Nampula; Chimoio, Manica e Machipanda, em Manica, e Magude e Namaacha na província de Maputo.

ssrdO presente relatório apresenta os resultados da pesquisa de audiência sobre a malária no âmbito do desenvolvimento de materiais multimédia para informar e educar as comunidades na prevenção e tratamento da malária. A pesquisa adoptou uma metodologia formativa qualitativa através da realização de grupos de discussão focal e teve lugar nas províncias de Nampula, Zambézia, Sofala, Gaza e Maputo.

ssrdEste estudo foi conduzido com o objectivo de explorar e identificar os factores subjacentes aos aspectos socioculturais e individuais que influenciam a busca de serviços diagnóstico e tratamento da TB, entre Profissionais de saúde, Agentes Polivalentes Elementares (APE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pacientes com TB, membros da comunidade e respectivos líderes comunitários com a finalidade de gerar informação que sirva de base para orientar o desenho de uma estratégia de comunicação e intervenções de mudança social e comportamental.

ssrdOs resultados da pesquisa sobre relacionamentos com parceiros múltiplos e co-ocorrentes realizada pela N’weti revelam que em Moçambique a problemática deste tipo de relacionamentos constitui uma realidade presente e ainda um enorme desafio para os diferentes actores governamentais e organizações da sociedade civil. Esta preocupação ganha cada vez mais pertinência, pois assume-se como factor catalisador das infecções em HIV.

 
Powered by Phoca Download