Histórias de Sucesso - Histórias de Sucesso

Histórias de Sucesso

atAtravés deste projecto a N’weti contribuiu para o aumento da percepção do risco de HIV em 20 comunidades de 5 distritos na província de Nampula, nomeadamente Angoche, Moma, Muecate, Monapo e Mogovolas. A N'weti utilizou uma abordagem que faz parte de uma estratégia mais abrangente baseada nos princípios de promoção da saúde que dá ênfase à importância de se criar um ambiente favorável para a mudança social e de comportamento. As actividades focalizaram-se no impacto dos comportamentos de risco, a concorrência e multiplicidade de parceiros sexuais, melhorando a percepção do risco envolvido nesses comportamentos, promovendo a fidelidade mútua a um único parceiro sexual e recomendando o uso consistente e correcto do preservativo, de modo a se reduzir as taxas de infecção nos distritos-alvo na província de Nampula.

atFrom October 2011 to August 2013 N'weti implemented a social and behavioral change communication intervention in northern Mozambique. The intervention fell within the framework of Millenium Challenge Account’s construction and rehabilitation of road, water, and sanitation infrastructure being implemented throughout the province of Nampula and in the city of Quelimane, Zambezia.

N'weti’s evidence-based, multi-pronged approach for social and behavioral change communication combined methods such as community dialogues, interpersonal communication, film screenings followed by discussion, community theatre, and roadshows, complemented by Voluntary Counselling and Testing.

Nota: Documento em Inglês

atComo parte das suas acções com vista à disseminação de informação e consciênciacialização sobre os efeitos negativos da Violência Baseada no Género, a N'weti implementou entre 2009 e 2013 um projecto intitulado African Transformation (AT) em 5 distritos da província de Nampula nomeadamente Angoche, Meconta, Moma, Murrupula e Nampula-Rapale.

O projecto adoptou como visão "uma sociedade tolerante na qual homens e mulheres se respeitam mutuamente, analisam criticamente e mudam as desigualdades de género, para além de participarem conjuntamente na tomada de decisões e na alocação de recursos de forma equitativa".

atEm Janeiro de 2010 a N'weti iniciou a implementação do projecto "Getting the Law to the People". Este projecto enquadra-se no contexto da aprovação e necessidade de divulgação da Lei 29/2009 sobre violência doméstica. Como forma de divulgar a lei a N'weti desenhou e veiculou uma série de produtos sobre violência doméstica, nomeadamente: (i) 4 curtas-metragens; (ii) 8 documentários; (iii) 8 rádio-revistas; (iv) 8 debates televisivos. No projecto "Getting the Law to the People" foi decidido usar a televisão e a rádio para disseminar a nova lei, pois estes meios permitem abranger uma audiência ampla (30% da população através da TV e 40% através da rádio); asseguram visibilidade e atraem a atenção para o assunto e, permitem alcançar audiências que pelas circunstâncias sociais em que se inserem, seria difícil de abranger com materiais impressos.

atO presente relatório apresenta os resultados alcançados pela N'weti em dois momentos diferentes do seu trabalho com clubes nas escolas. Num primeiro momento o relatório descreve as principais realizações do Projecto "O Clube dos Bradas" implementado pela N'weti no período de 2007 a 2009.

A partir de 2010 a N'weti deixa de implementar o Clube dos Bradas e inicia, junto com o MINED, RENSIDA, e outros parceiros, o desenho e implementação de um novo modelo de funcionamento de clubes nas escolas sob gestão do MINED, cabendo à N'weti o apoio técnico a este processo. A segunda parte deste relatório destaca as principais actividades desenvolvidas entre 2010 e 2011 nesse novo contexto de actuação da N'weti como parceiro de apoio técnico ao MINED no desenho e introdução do novo modelo de clubes escolares.

 
Powered by Phoca Download