Avaliações - Avaliação

Avaliação

atO objectivo deste estudo é documentar e divulgar as boas práticas da ONG N'weti - Comunicação para Saúde, organização parceira do programa Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável (AGIR), implementado pela Oxfam em Moçambique.

O estudo abrange a capacitação e desenvolvimento institucional na área de comunicação para saúde, saúde sexual e reprodutiva e direitos, HIV/SIDA e género, bem como aspectos de participação comunitária nas diferentes fases de implementação dos projectos, assim como as mudanças esperadas e/ou outras promovidas pelos projectos implementados pela N'weti.

atEm 2009, a Assembleia da República de Mocambique aprovou a Lei contra Violência Doméstica (VD). Antes não existia nenhuma lei que definisse a violência doméstica como crime; os casos eram tratatos sob a alçada do Código Penal em vigência desde o período colonial. Este relatório descreve as constatações da avaliação externa do Programa de Comunicação para Mudança Social e de Comportamento da N'weti, da componente de VD, implementada por um período de 2 anos, cujo objectivo era o de consciencializar as pessoas sobre a nova lei, influenciar os determinantes-chave/específicos de violência doméstica e influenciar e contribuir para a redução da incidência de violência doméstica, mediante a facilitação social e mudança de comportamento através do uso de meios de comunicação de massa. Um efeito forte e consistente da exposição aos programas de violência doméstica da N’weti é observado no conhecimento da lei contra a violência doméstica.

ssrfrA N'weti é parceira do Programa Regional da Soul City, que envolve 10 países da SADC. Os doadores do Programa Regional da Soul City adjudicaram a CIET Trust, Joanesburgo, a condução da avaliação do programa na região. Este relatório sumariza os resultados das constatações em Moçambique. O objectivo da avaliação era o de investigar o impacto da intervenção da N'weti sobre os indivíduos e comunidades. A pesquisa de base foi feita em 2003. Em 2007 foi conduzida uma pesquisa de avaliação de impacto nas mesmas comunidades onde tinha sido feita a pesquisa de base em 2003. Esta avaliação demonstra que através de uma intervenção efectiva de comunicação para mudança social a N'weti alcança audiências massivas com histórias e mensagens localmente relevantes como forma de contribuir para a melhoria das condições de saúde dos Moçambicanos.

 
Powered by Phoca Download