O Relatório Anual da N’weti 2023 apresenta os principais resultados alcançados no período, em conformidade com o seu Plano Estratégico 2021-2025. O contexto de intervenção da N’weti durante o ano de 2023 foi particularmente caracterizado por choques climáticos severos, que condicionaram as vias e o alcance de comunidades em locais remotos, incluindo o acesso às unidades sanitárias que asseguram a provisão de serviços de saúde. A N’weti implementou as suas intervenções de provisão de serviços de saúde na comunidade em todas as províncias do país, tendo realizado intervenções ao nível central focadas na advocacia e influência de políticas públicas. A sua população alvo foi constituída por crianças na pré-infância, crianças órfãs e vulneráveis e expostas ao HIV, raparigas adolescentes e mulheres jovens, rapazes e homens, mulheres na idade reprodutiva, mulheres grávidas e lactantes, pessoas que vivem com HIV e os seus parceiros sexuais, campeões de mudança, tomadores de decisão, implementadores de políticas e provedores de serviços. Em 2023, a N’weti alcançou um total de 1,192,000 beneficiários directos, e cobriu 967 unidades sanitárias em 103 distritos em 10 províncias do país. Leia mais...
O Relatório Anual da N’weti 2021, tem como objectivo apresentar o desempenho da organização durante este período, em linha com o seu Plano Estratégico (PE) 2021-2025. O relatório apresenta os principais resultados alcançados durante o ano, através das diferentes intervenções implementadas por meio dos seus programas. O ano de 2021 continuou a ser particularmente caracterizado por um contexto complexo de implementação no terreno, dada a situação prevalecente da pandemia da COVID-19 no país.
A N’weti implementou as suas actividades de base comunitária em sete províncias do país, nomeadamente Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, Manica, Zambézia e Nampula, tendo realizado intervenções ao nível central focadas na influência de políticas públicas. A sua população alvo foi constituída por um vasto leque de beneficiários que incluíram: crianças (órfãs e vulneráveis, e crianças expostas ao HIV), raparigas adolescentes e mulheres jovens (RAMJ), rapazes e homens, mulheres em idade reprodutiva, mulheres grávidas e lactantes, pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e os seus parceiros sexuais, campeões de mudança, tomadores de decisão, implementadores de políticas e provedores de serviços.
Durante o ano de 2021, a N’weti contribuiu para melhorar a adopção de comportamentos e práticas de saúde por parte da sua população alvo, através de abordagens de Mudança Social e de Comportamento (MSC), tendo alcançado um total de 130.833 pessoas por meio das diferentes abordagens implementadas. Foi reforçada a demanda pelos serviços de saúde, tendo sido referidas um total de 157.027 pessoas para as unidades sanitárias, sendo o número total de contra referências de 133.825, correspondendo a uma taxa de completude de 85%. Em relação ao acesso equitativo aos serviços de saúde de qualidade, comunitários e do Sistema Nacional de Saúde (SNS), o número total de indivíduos que receberam serviços de Aconselhamento e Testagem em Saúde (ATS) e que receberam os seus resultados, foi de 21.716, dos quais 16.986 negativos e 4.730 positivos para o HIV. Deste número, 284 foram crianças.
Disponível somente em Português