O Centro de Saúde de Vinho localiza-se na Localidade de Bebedo, distrito de Nhamatanda, com cerca de 10.682 habitantes, distribuídos em 5 Comunidades conta com 4 de funcionários que prestam serviços de saúde nas portas de SMI, Maternidade e Consulta de medicina geral.
Durante o exercício de Monitoria da Qualidade de Serviços, em particular na fase de levantamento de evidências com recurso ao Cartão de Pontuação Comunitária (CPC), o CS de Vinho foi identificado como um dos CS com problemas no atendimento e na prestação de serviços de qualidade aos utentes, concretamente para os serviços de PF, sendo que a comunidade local preferia se deslocar ao CS de Mutondo (que dista aproximadamente a 10Km) em busca de melhores serviços, pois a mesma não se sentia satisfeita pelos serviços prestados no CS de Vinho.
Depois de vários encontros comunitários, decorreu o último encontro (Interface) entre os representantes da comunidade, autoridades comunitárias e os provedores de saúde, junto das autoridades administrativas. Neste encontro foram discutidos vários aspectos ligados a qualidade de serviços de saúde de PF na unidade sanitária e harmonizadas as prioridades de cada área, o que culminou com a elaboração de um plano de acção para a materialização das preocupações apresentadas pelas comunidades assim como os provedores de saúde.
Na etapa de seguimento e monitoria das prioridades acordadas, foi possível constatar a melhoria de maior parte das questões levantadas durante a avaliação, tendo sido testemunhadas pela comunidade durante encontro de devolução e fundamentadas pelas autoridades de saúde ao nível distrital que reconhecem a importância do CPC na melhoria da qualidade de serviços prestados pela unidade sanitária. assim, os aspectos destacados e testemunhados são:
• Já se verificam mudanças no atendimento na Maternidade. A Enfermeira está mais presente e, quando se ausenta, é indicada uma outra para atender as parturientes. Por outro lado, as matronas já não fazem os partos, apenas apoiam a enfermeira.
• A comunidade reclamava de prescrição de medicamentos sem receita médica. Os SDSMAS já alocaram blocos de receitas e os técnicos estão a passar receitas às utentes.
• A comunidade reclamava da ausência constante dos técnicos no horário de atendimento. Actualmente, já se verifica a permanência dos técnicos no horário de trabalho e reduziram as saídas no horário de atendimento.
• No CS de Vinho não tinha o Comité de Cogestão (CCG) em funcionamento. O mesmo foi revitalizado o que assegura a monitoria e manutenção das prioridades. Neste momento estão em processo a calendarização das actividades e encontros do CCG junto da US.
Deste modo, o CPC trouxe uma dinâmica diferente ao nível desta unidade sanitária, tendo melhorado a interação e trabalho conjunto entre os provedores e a comunidade local, bem como aumentada a procura pelos serviços, abandonando a prática de deslocação para o CS de Mutondo em busca dos melhores serviços.