História de Sucesso: "A aderência ao tratamento dá-nos uma nova esperança"

Stela Novo Simango é uma mãe solteira de 25 anos de idade de três filhos, a viver na comunidade de Ngongane, aldeia de Mangonha, no distrito de Massinga, província de Inhambane, Moçambique. Tornou-se mãe quando tinha apenas 11 anos de idade, e durante a gravidez foi-lhe diagnosticado estar a viver com HIV no centro de saúde de Massinga. Ela conta-nos como se sentiu quando soube do seu serostato: "Foi o momento mais difícil da minha vida, porque eu era inexperiente e pensava que o resultado significava o fim da minha vida".

Felizmente, Stela começou a tomar tratamento anti-retroviral contra o HIV, e a sua primeira filha nasceu sem o VIH. No entanto, Stela não recebeu apoio para aderir ao tratamento, e interrompeu-o antes da sua segunda gravidez. Portanto, a segunda filha de Stela, Melucha Sabino, de 4 anos de idade, vive com o VIH. Stela voltou então a tomar o tratamento anti-retroviral antes do nascimento do seu terceiro filho, Admiro Moniz, de 7 meses de idade.

Stela e os seus filhos são agora apoiados pelo projecto Kusingata, que é implementado por N'weti e financiado por Aidsfonds e ViiV Healthcare, com enfoque em mulheres grávidas e a amamentar que vivem com VIH, e crianças expostas ou a viver com HIV. "Kusingata" é a língua local para "apoio comunitário" ou "calor" e refere-se a abordagens tradicionais de apoio comunitário que servem mulheres e crianças que vivem com ou são afectadas pelo HIV.

Stela recebe visitas domiciliárias da mãe mentora do projecto, que é ela própria uma mãe que vive com o VIH, treinada para apoiar a adesão ao tratamento e retenção no cuidado de mulheres grávidas e a amamentar que vivem com o HIV. Stela também frequenta um grupo de apoio composto por outras mulheres grávidas e a amamentar que vivem com o HIV, e facilitado pela mãe mentora. Com a mãe mentora e os seus pares, Stela pode partilhar as dificuldades que enfrenta na sua vida diária, e a mãe mentora apoia-a e aos seus filhos a permanecerem saudáveis através de conselhos, educação nutricional e lembretes para assistir às consultas no centro de saúde.

Com o apoio do projecto Kusingata, a filha de Stela, Melucha, foi testada para a carga viral do HIV em Março. Receberam os resultados em Abril, afirmando que não era possível detectar o vírus HI no seu sangue. Isto significa que o tratamento anti-retroviral que ela está a tomar é eficaz. Stela recebeu mais boas notícias quando soube que o seu filho de 7 meses, Admiro Moniz, recebeu um resultado negativo no seu primeiro teste de HIV.

Stela afirmou: "Estou muito feliz com o resultado do Admiro e sou encorajada a continuar a dar-lhe os xaropes adequadamente porque já acredito que, com estes medicamentos, ele pode crescer livre dos efeitos do HIV. Infelizmente, não tive este apoio quando estava grávida pela segunda vez e, como consequência, a minha segunda filha Melucha está a viver com o HIV, mas ainda é saudável. Neste momento, estou à espera que as outras mulheres da minha comunidade iniciem um grupo de poupança e empréstimo para melhorar os nossos rendimentos, e tenho defendido a criação deste grupo".

Após a nossa discussão com Stela, ela, juntamente com as outras mulheres da comunidade, iniciou um grupo de poupança e empréstimo facilitado pelo projecto Kusingata. Stela planeia utilizar as suas poupanças para iniciar um pequeno negócio, a fim de melhorar a qualidade da sua vida e a dos seus filhos.

Mais Histórias de Sucesso

© Copyright 2023 N'weti. Design: Agência Signus
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram