IFPP - Programa Integrado de Planeamento Familiar

O Programa de Planeamento Familiar Integrado (IFPP) é uma iniciativa de cinco anos da USAID / Moçambique para aumentar o uso de métodos contraceptivos modernos por populações alvo em todos os 36 distritos nas províncias de Nampula e Sofala, em Moçambique. O IFPP responde à estratégia do Governo dos Estados Unidos (USA) para o desenvolvimento e assistência externa em Moçambique através da Estratégia de Coordenação de Desenvolvimento do País (CDCS). O CDCS da USAID / Moçambique descreve como objetivo geral de desenvolvimento para a saúde melhorar o estado de saúde das populações alvo através de três resultados: 1) Maior cobertura de serviços de saúde e nutrição de alto impacto, 2) Aumento da adoção de comportamentos positivos de saúde e nutrição; Fortalecimento dos sistemas para fornecer serviços de saúde, nutrição e serviços sociais (CDCS, 2013).

Alinhado com este objectivo e com estes resultados, o IFPP visa apoiar as prioridades do Governo da República de Moçambique e do Ministério da Saúde (MISAU) e aumentar o uso de métodos contraceptivos modernos por populações alvo através de três resultados intermédios: 1) acesso a uma ampla variedade de métodos contraceptivos modernos e serviços de planeamento familiar / saúde reprodutiva (FP / RH), 2) Aumento da demanda por métodos contraceptivos modernos e serviços de FP / RH de qualidade e 3) Sistemas de saúde reforçados de PF / RH. No IFPP, os três resultados intermediários (IRs) são integrados e se reforçam mutuamente. As actividades sob o IR1 aumentam a qualidade da prestação de serviços no nível das instalações e da comunidade, as actividades sob o IR2 geram demanda para esses serviços e vinculam a comunidade aos serviços. As atividades de fortalecimento do sistema de saúde propostas pelo IR3 são transversais e apoiam a sustentabilidade e a institucionalização dos esforços de melhoria da prestação de serviços (IR1) e das intervenções de geração de demanda (IR2) e interagem com as atividades do IR2 para aumentar o envolvimento da comunidade na prestação de contas do sistema de saúde.

O IFPP visa atingir as mulheres com uma necessidade particularmente elevada de planeamento familiar (FP), nomeadamente: mulheres pós-parto; mulheres vivendo com HIV; adolescentes, incluindo órfãos e crianças vulneráveis (OVC); mulheres de média e alta paridade; e mulheres pós-aborto. Além disso, o IFPP reconhece que aumentar a aceitação da contracepção em Moçambique requer a mudança de normas de gênero não equitativas. Portanto, homens e rapazes, juntamente com outros influenciadores-chave, são envolvidos de forma significativa e sistemática em todas as áreas de intervenção e estratégias do projecto.

O projeto é liderado pela Pathfinder International com uma equipe de parceiros globais e locais - a Nweti- Comunicação para a Saúde, a Population Services International (PSI) e a Abt Associates.