O que fazemos?

A N’weti é um organização Moçambicana sem fins lucrativos, de comunicação para a mudança social e de comportamento. Tem como principal objectivo contribuir para a melhoria da saúde dos cidadãos e comunidades Moçambicanas. A N’weti é pioneira em comunicação para saúde e utiliza consistentemente abordagens baseadas em pesquisa e consulta para desenhar e implementar programas e actividades.

A N’weti fornece comunicação para saúde de classe mundial através de meios de comunicação integrados, mobilização social e intervenções de advocacia (incluindo monitoria da governação) utilizando abordagens baseadas em direitos e prestando particular atenção à igualdade de género e direitos humanos.

A N’weti trabalha com e através de um grande número de organizações, apoiando as suas intervenções ao mesmo tempo que reforça o seu alcance às comunidades mais remotas. Colabora igualmente com outras organizações da sociedade civil em actividades de advocacia. Estas redes de contactos contribuíram para o processo de aprendizagem e resultados melhorados atingidos até ao momento pela N’weti.

A N’weti utiliza uma abordagem de Comunicação para a Mudança Social e de Comportamento (CMSC) baseada nos princípios de promoção da saúde definidos na Carta de Ottawa. Tal como foi definido em Otava, “a promoção da saúde é o processo através do qual as pessoas aumentam o controlo e melhoram a sua saúde”. Continua referindo que “para se alcançar um estado de completo bem-estar físico, mental e social, um indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar e realizar as suas aspirações, satisfazer as suas necessidades, e mudar o ambiente”. A saúde é vista como recurso para a vida de todos os dias, não o objectivo de viver, e é um conceito positivo que destaca os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. “Por conseguinte, a promoção da saúde não é apenas responsabilidade do sector da saúde, mas vai para além de modos de vida saudáveis para o bem-estar”.

O modelo de intervenção da N'weti abrange três pilares. A abordagem combina os multi-media (pilar um) com a mobilização social (pilar 2) como duas intervenções que se reforçam mutuamente e que podem ter um impacto sobre o conhecimento, mudança de atitudes e normas sociais, e aumentar a eficácia individual e comunitária. Estes em conjunto com as iniciativas de advocacia e monitoria da governação (pilar 3) destinam-se a levar decisores, modelos de referência e líderes de opinião a advogar a favor da mudança social e a criar um ambiente que facilite a referida mudança a curto, médio ou longo prazos.

© Copyright 2024 N'weti. Design: Agência Signus
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram