Programas Radiofónicos & Radionovelas

A rádio é um dos meios de comunicação de massa importantes para a difusão de informação e conhecimento sobre questões de saúde e criar demanda para os serviços de saúde no âmbito das diferentes intervenções da N’weti. Tanto em formato magazine, quanto em formato de spot (anúncios), a rádio, especialmente as rádios comunitárias, garantem um nível de alcance que outros meios de comunicação em Moçambique não conseguem. A abordagem da N’weti consiste no estabelecimento de parcerias com as diferentes rádios comunitárias e criar condições para orientá-las a produzirem programas informados por guiões de produção de programas de rádio sobre temas de saúde bastante detalhados e práticos. Desta forma a N’weti está a contribuir para a veiculação de programas de elevada qualidade a nível de várias Rádios Comunitárias espalhadas pelo país, com destaque para a zona norte e sul do país.

Programa de Rádio Tua Cena

A Tua Cena, a Tua Vida, a Tua Escolha é um programa radiofónico sobre Saúde Sexual Reprodutiva e Direitos, Planeamento Familiar e Saúde Materno Neonatal e Infantil que passa na rádio desde 2011. De 2011 a 2017 o programa foi transmitido  na Rádio Sfm, Rádio 99fm, Rádio Cidade, Antena Nacional da Rádio Moçambique e nas Rádios Comunitárias dos distrito de implementação do Projecto Tua Cena e Mais Vida na Província de Maputo, Gaza, Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

Neste momento está a ser veiculada em 13 Rádios Comunitárias nas províncias de implementação dos projectos da N’weti Sofala e Nampula.Com este programa, a N'weti tem como objectivo  transmitir aos adolescentes e jovens e comunidade em geral,  informações correcta sobre Saúde Sexual e Reprodutivas, para ajudar-lhes na tomada de decisões assertivas sobre a sua saúde sexual reprodutiva e direitos.

Manual de Apoio a Rádios Comunitárias - Parte I, II&III

Este Manual tem como objectivo fornecer às rádios comunitárias a operar em Moçambique elementos suficientes para que possam produzir localmente o programa TUA CENA, uma produção da N’weti Comunicação para Saúde, ajustando-o às características específicas da comunidade que servem.

Escuta abaixo uma das edições do Programa Tua Cena em Português

Escuta abaixo uma das edições do Programa Tua Cena em Sena

Radionovela “Vidas Mascaradas”

Esta radionovela conta uma história onde o amor é possível. Ibrahimo, um conquistador da vila de N’weti aposta com os amigos que vai levar Rute para a cama.

O que ele não sabe é que Rute o vai ensinar a amar e partilhar. Rute mostra a Ibrahimo que é possível amar e estar apenas com uma parceira, sem deixar de ser homem de verdade.

“Vidas Mascaradas” insere-se na campanha da N’weti sobre Relacionamentos Múltiplos e Co-ocorrentes e pretende aumentar a percepção de risco associado à multiplicidade de parceiros sexuais e promover relacionamentos a dois fortalecidos por uma profunda intimidade, amizade e comunicação entre os parceiros no que respeita a todos os aspectos da vida.

“Vidas Mascaradas”, produzida em Português e Macua, é dirigida a um público alvo primário entre os 16 e os 35 anos, rural e semi-rural. Esta radionovela foi transmitida em rádios de todo o país no final de 2009. De 2017 a 2018 foi retransmitida no programa radiofónico Dreams produzido e veiculado por três rádios da província de Gaza, nomeadamente: Rádio Moçambique - Emissor Provincial de Gaza, Rádio Comunitária de Xai-Xai e Rádio Comunitária Samora Machel em Chóckwè.

Radionovela “Duas Caras”

Em 2009 a N’weti voltou a ocupar os rádios dos cidadãos moçambicanos, desta vez com “Duas Caras”, uma radionovela de 30 episódios conjugando os temas Violência Doméstica Contra a Mulher e Gravidez e HIV.

Os conteúdos educativos são levados à audiência pelas vozes de personagens de carácter determinado, como o casal Regina e Juvêncio (que “desafiam” o contexto que os rodeia, decidindo adiar a decisão de ter filhos); de personagens com histórias sofridas, como Telma, a radialista que decide usar a voz de uma mulher fictícia para revelar na rádio comunitária a sua própria vivência enquanto vítima de violência doméstica, física e emocional.

O principal objectivo deste programa é oferecer à audiência conhecimentos que lhes permitam tomar decisões responsáveis e positivas sobre a sua própria saúde e forma de estar na sociedade.

O público alvo primário da “Duas Caras” é a população rural e semi-rural entre os 16 e 49 anos. “Duas Caras” está a ser transmitida em cerca de 30 emissores, incluindo a Rádio Moçambique e diversas rádios comunitárias, em Português, Chnagana, Sena e Macua.

Em 2019 será retransmitida no programa radiofónico Dreams produzido e veiculado por três rádios da província de Gaza, nomeadamente: Rádio Moçambique - Emissor Provincial de Gaza, Rádio Comunitária de Xai-Xai e Rádio Comunitária Samora Machel em Chóckwè.

Radionovela “N'weti”

No final de 2006 e início de 2007 a radionovela N’weti entrou no lar dos moçambicanos com as suas dicas sobre várias questões de saúde (com especial atenção para o HIV e SIDA, a tuberculose, e os malefícios do consumo de tabaco), abordados no formato de entretenimento por excelência que constitui a dramatização em rádio.

Os 45 episódios que compõem esta radionovela foram emitidos inicialmente em língua Portuguesa, através dos 10 emissores provinciais da Rádio Moçambique; mais tarde foram para o ar também em Changana e Macua, através das mais de 40 rádios comunitárias a operar no país.

A radionovela foi retransmitida nos serviços em língua Portuguesa do Channel Africa, canal da sul-africana SABC ouvido em todo o continente africano.