Projecto Sou Cidadão

Projecto Sou Cidadão

Sou Cidadão: Responsabilização Social para Melhores Serviços de Educação e Saúde, é um projecto que teve inicio em Agosto de 2018, financiado pela União Europeia, no âmbito do Support Programm to Non State Actors in Mozambique – Participation for Inclusive Growth [Programa de Apoio a Actores Não-Estatais em Moçambique (PAANE) II, e envolve cinco organizações, o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) (líder do consórcio),a N’weti- Comunicação para Saúde, a Progresso, a Malhahle, o MEPT e a PLASOC.

O projecto está a ser implementado nas províncias de Cabo Delgado (Ancuabe, Montepuez), Niassa (Lago, Mandimba), Inhambane (Maxixe e Massinga), Tete (Moatize, Changara) e Sofala (Cidade da Beira, Dondo) e tem a duração de 5 anos.

O projecto tem como principal objectivo: apoiar e promover a “melhoria da qualidade e eficiência da prestação de serviços públicos, nos sectores de saúde e educação, através do fortalecimento do envolvimento dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na monitoria dos serviços e influência de políticas. Pretende-se organizar os cidadãos para promoverem e incentivarem a sua participação nos processos de planeamento, monitoria e advocacia para melhores serviços públicos de saúde e educação. Para além disso, a intervenção, através da monitoria e advocacia, envolverá os provedores de serviços e tomadores de decisão pública. Dois resultados principais foram delineados e são esperados no final do projecto:

Objectivo especifico 1. Os cidadãos estão melhor informados e capazes de exigir os seus direitos e monitorar o cumprimento de padrões de qualidade na prestação de serviços públicos de educação e saúde

Objectivo Especifico 2: Aumentar o impacto nas políticas provinciais e nacionais da advocacia baseada em evidências das organizações e redes da sociedade civil.