Reforço dos Sistemas Comunitários

Reforço dos Sistemas Comunitários

olharO reforço dos sistemas comunitários de acesso a informação sobre SSRD, aos serviços de referência e contra-referência, e de acesso aos serviços de SSR na comunidade constituiem um grande desafio para o sector da saúde em Moçambique. Como forma de contribuir para o reforço da ligação entre a demanda e a oferta de serviços de SSR, a N'weti recorre-se da mobilização comunitária. A interação cara-a-cara com a comunidade revela-se como uma das melhores formas de aumentar o poder e a capacidade das comunidades de agir em seu benefício próprio. De forma organizada, em espaços de diálogo e reflexão facilitados, a comunidade aumenta a sua auto-eficácia e acção colectiva, encontrando soluções para problemas identificados em conjunto e por todos partilhados a nível comunitário. Os espaços criados de reflexão comunitária permitem questionar certas práticas e normas sócio e culturalmente construídas, que determinam e perpetuam comportamentos prejucidiais à saúde.

Uma abordagem adicional para o reforço dos sistemas comunitários de referência e contra-referência adoptada pela N'weti, é a Comunicação Interpessoal (CIP), que permite um diálogo mais direccionado sobre SSRD e serviços entre os activistas do Tua Cena e seus pares nas comunidades elevando o potencial de referência e contra-referência para os SAAJs e para as unidades de saúde, e aumentando a demanda e o acesso aos serviços de saúde. As acções de comunicação interpessoal contribuem para a criação de uma comunidade de jovens mais informados sobre SSRD, acções estas que são reforçadas pelos diferentes materiais impressos sobre SSRD produzidos pela N'weti, como forma de desencadear a discussão e propiciar um ambiente favorável à mudança de comportamento.

Estas acções são complementadas pela distribuição de preservativos masculinos e femininos nas comunidades, com o intuito de mitigar as barreiras percebidas para o acesso, as longas distâncias, custos de transporte, ruptura de stocks, entre outras.

olhar

Parceiros