Nossas Abordagens

As acções da N’weti no contexto da monitoria de qualidade dos serviços de saúde são feitas com recurso ao Cartão de Pontuação Comunitária (CPC), implementado por pares de facilitadores previamente treinados na metodologia. O CPC é uma ferramenta que permite que os utentes dos serviços públicos participem, de forma organizada, na monitoria da qualidade dos serviços de saúde que recebem. Desta forma, são criadas condições para o engajamento e diálogo construtivo, entre a comunidade e os provedores de serviço, visando a identificação de lacunas e barreiras no acesso aos serviços e a busca de consensos para a melhoria dos serviços públicos prestados ao cidadão/à comunidade. O CPC, na perspectiva da N’weti, é usado visando três principais eixos: (i) monitoria da qualidade de serviços públicos de saúde; (ii) identificação e definição de prioridades de saúde (na perspectiva do utente) para posterior integração nos planos distritais do sector da saúde e nos Planos Económicos e Sociais e Orçamentos dos Distritos (PESOD); bem como para (iii) construir um corpo de evidências para a definição de acções de advocacia sobre políticas públicas no sector da saúde. 

O CPC é uma ferramenta desenvolvida pelo Banco Mundial e adaptada para Moçambique pela N’weti. A N’weti, em parceria com o Ministério da Saúde (MISAU), implementa desde 2019 processos de consulta comunitária através desta ferramenta, e em estreita colaboração com as unidades sanitárias visadas e autoridades locais. Neste âmbito, já foram conduzidas consultas comunitárias em 229 unidades sanitárias em cinco províncias seleccionadas, nomeadamente: Maputo Província, Gaza, Inhambane, Zambézia e Nampula.

© Copyright 2024 N'weti. Design: Agência Signus
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram