História de Sucesso: "Quero garantir o meu futuro na escola e cuidar da minha saúde"

Marta Eusébio Bambo, uma adolescente de 17 anos, vive com a sua mãe Isaura Nhabete e dois irmãos na comunidade de Mavila, distrito de Zavala na província de Inhambane, Moçambique. Isaura estava sempre disposta a discutir com a sua filha Marta sobre os seus sonhos e ambições, no entanto, tinha dificuldade em abordar questões relacionadas com a sexualidade.

Tanto Isaura como Marta participaram em diálogos comunitários, implementados na sua comunidade pelo projecto Kusingata, que é financiado pela Aidsfonds. A actividade de diálogo comunitário inclui sete sessões semanais interactivas, cada uma com a duração de cerca de duas horas, durante as quais diferentes temas são apresentados por um facilitador comunitário e discutidos no grupo. O objectivo dos diálogos neste projecto é sensibilizar e sensibilizar os membros da comunidade e os líderes comunitários sobre temas tais como: normas de género; planeamento familiar; prevenção, testagem e tratamento do VIH, com especial enfoque na prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho, e a importância da testagem e tratamento de filhos de mães que vivem com o VIH. Os diálogos também discutem os direitos e responsabilidades dos utilizadores dos cuidados de saúde e visam aumentar a utilização dos serviços de saúde através do fornecimento de informação e encaminhamento, com base nas necessidades individuais dos participantes.

Isaura e Marta disseram que a participação na actividade de diálogo comunitário quebrou a barreira da discussão da saúde sexual e reprodutiva nas suas famílias, e depois disso puderam falar livremente sobre estes temas.

"De todos os temas das sessões de diálogo comunitário, gostei mais dos temas sobre sexualidade e planeamento familiar. Isto permitiu-me quebrar o tabu para falar sobre estes temas, e fiquei motivado para discutir com a minha filha, porque tive uma má experiência com a minha filha mais velha, que teve uma gravidez não intencional. Ela foi abandonada pelo seu parceiro, e como eu não queria que o mesmo acontecesse com a Marta, decidi aconselhá-la a usar métodos contraceptivos. Quero certificar-me de que a minha filha tem uma vida saudável, aconselhando-a a prevenir a gravidez precoce, o VIH e as infecções sexualmente transmissíveis", disse Isaura.

A sua filha Marta concordou: "Após a conversa que tive com a minha mãe, fiquei muito feliz por ela me ter aconselhado a evitar uma gravidez indesejada e a prevenir doenças através do uso de contraceptivos. Antes, a minha mãe só falava comigo sobre a escola, mas agora discute comigo também outros assuntos e isso é bom. Após a conversa com a minha mãe, na sequência da nossa participação nas sessões de diálogo comunitário, aceitei e quis o encaminhamento previsto nas sessões para consulta nos serviços de saúde amigos dos jovens no estabelecimento de saúde, porque quero garantir o meu futuro na escola e também cuidar da minha saúde".

Marta continuou: "A participação nas sessões de diálogo comunitário proporcionou-me grandes benefícios. Recebi cuidados amigáveis no centro de saúde, e agora sinto-me preparada para planear a minha gravidez sem pressa e dar prioridade aos meus estudos. E encorajo os meus amigos a participar na actividade de diálogo comunitário, porque é como uma segunda escola na vida, através da qual aprendemos muitas coisas que nos ajudam no nosso desenvolvimento".

Este é um exemplo de como a actividade de diálogo comunitário tem uma influência positiva sobre adolescentes e pais. Equipados com a informação que recebem durante as sessões, eles são capazes de fazer mudanças positivas nas suas vidas e receber os serviços de saúde de que necessitam, a fim de melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Mais Histórias de Sucesso

© Copyright 2024 N'weti. Design: Agência Signus
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram