Kusingata

O Kusingata é um projecto financiado pela Aidsfonds, BP, e Amplify Change, tendo por objectivo,  que as mães e crianças  vivendo com e/ou afectadas pelo HIV vivam vidas mais saudáveis e atinjam o seu potencial. É implementado pela N'weti, em parceria com a KIT Royal Tropical Institute, EGPAF, Paediatric - Adolescent Treatment Africa (PATA) e UNICEF, na Província de Inhambane, em 3 distritos, nomeadamente: Jangamo, Massinga e Morrumbene. As autoridades sanitárias nacionais, provinciais e distritais e outros parceiros activos nos distritos de implementação são também colaboradores próximos do projecto.  

Para alcançar com sucesso o impacto desejado e os resultados a longo prazo, as lacunas identificadas no tratamento e cuidados para crianças e mulheres grávidas que vivem com HIV são compreendidas e abordadas de forma integrada, fazendo uso das estruturas de apoio comunitário existentes, tais como o Kusingata. Assim, é crucial ter uma forte perspectiva de saúde-utente, centrada na criança, baseada nos direitos e equidade aos serviços de HIV, colocando mulheres e crianças como utentes de serviços de saúde no centro e assegurando a continuidade dos cuidados - identificar, ligar, tratar e reter - apoiando toda a cascata da prevenção da transmissão vertical (de mãe para filho) (PTV) e pediátrica do HIV: desde a testagem de mulheres (grávidas) à identificação do seroestado final em crianças expostas ao HIV, e o apoio àquelas diagnosticadas como vivendo com HIV para iniciar e aderir ao tratamento. O projecto também apoia os grupos-alvo e as comunidades a exigirem serviços de alta qualidade que sejam adequados às suas necessidades.  

As intervenções do projecto funcionam para que se reforcem mutuamente e são combinadas com actividades de pesquisa para melhor alcançar os objectivos do projecto, e para criar um modelo baseado em evidências que pode ser advocado e replicável. 

© Copyright 2024 N'weti. Design: Agência Signus
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram