PIN - Pacote de intervenções de Nutrição

O PIN é implementado pelo Ministério da Saúde com apoio do Banco Mundial e tem como objetivo, expandir o acesso e a cobertura dos serviços e melhorar a qualidade das intervenções de nutrição oferecidas nas comunidades e Unidades Sanitárias (US), tendo como grupo-alvo, crianças com menos de dois anos de idade.

A N’weti é a organização selecionada para operacionalizar o Pacote de Intervenções de Nutrição e Melhorar os Mecanismos de Reportar e a Qualidade de Dados a partir da Comunidade até ao SISMA” e foi selecionada para prestar serviços de consultoria para operacionalização do Pacote de Intervenções de Nutrição (PIN) e melhoria dos mecanismos de reporte e qualidades de dados.

PIN – Pacote de intervenções de Nutrição, baseados na oferta de 7 intervenções que compõe o PIN:

1 -Aconselhamento em higiene e saneamento;

2- Aconselhamento em aleitamento materno exclusivo dos 0-6 meses;

3- Aconselhamento em alimentação complementar e consumo atempado do MNP;

4- Monitoria de crescimento através do Peso para a Idade e medição do perímetro braquial;

5- Suplementação com Vitamina A;  

6- Suplementação com micronutrientes em Pó (MNPs); e

7- Desparasitação.

É implementado ao nível comunitário com apoio dos APEs e Voluntários. Os encontros na comunidade são realizados mensalmente em locais chamados de sítios de nutrição. 

Objectivo do Projecto/Programa

Temos como objetivo principal da intervenção: Apoiar na prestação de serviços de qualidade para o alcance das crianças dos 0 aos 24 meses com o PIN, atingindo o cumprimento do padrão de qualidade em 95% dos sítios de nutrição nas 8 províncias.

E, como específicos:

  • Reforçar a capacidade dos intervenientes para implementar o PIN através de formação técnica e monitoria dos intervenientes comunitários nas 8 províncias alvo, melhorando o funcionamento dos sítios de nutrição;
  • Aumentar o acesso aos serviços e produtos de qualidade para a nutrição a nível das comunidades e unidades sanitárias, através dos sítios de nutrição, e por via de uma maior expansão do PIN para novos distritos e consequente maior cobertura das crianças dos 0 aos 23 meses.
  • Aprimorar a qualidade dos dados e os mecanismos de comunicação da comunidade ao SISMA, apoiando a gestão e a qualidade dos dados de cobertura infantil com o pacote PIN.

Grupo-Alvo - Crianças dos 0-24 meses de idade

Área Alvo (Nacional, Provincial, Distrital) - Cobertura

8 Províncias (Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Tete, Sofala, Zambézia, Manica e Inhambane) 

© Copyright 2024 N'weti. Design: Agência Signus
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram