O PIN é implementado pelo Ministério da Saúde com apoio do Banco Mundial e tem como objetivo, expandir o acesso e a cobertura dos serviços e melhorar a qualidade das intervenções de nutrição oferecidas nas comunidades e Unidades Sanitárias (US), tendo como grupo-alvo, crianças com menos de dois anos de idade.
A N’weti é a organização selecionada para operacionalizar o Pacote de Intervenções de Nutrição e Melhorar os Mecanismos de Reportar e a Qualidade de Dados a partir da Comunidade até ao SISMA” e foi selecionada para prestar serviços de consultoria para operacionalização do Pacote de Intervenções de Nutrição (PIN) e melhoria dos mecanismos de reporte e qualidades de dados.
PIN – Pacote de intervenções de Nutrição, baseados na oferta de 7 intervenções que compõe o PIN:
1 -Aconselhamento em higiene e saneamento;
2- Aconselhamento em aleitamento materno exclusivo dos 0-6 meses;
3- Aconselhamento em alimentação complementar e consumo atempado do MNP;
4- Monitoria de crescimento através do Peso para a Idade e medição do perímetro braquial;
5- Suplementação com Vitamina A;
6- Suplementação com micronutrientes em Pó (MNPs); e
7- Desparasitação.
É implementado ao nível comunitário com apoio dos APEs e Voluntários. Os encontros na comunidade são realizados mensalmente em locais chamados de sítios de nutrição.
Objectivo do Projecto/Programa
Temos como objetivo principal da intervenção: Apoiar na prestação de serviços de qualidade para o alcance das crianças dos 0 aos 24 meses com o PIN, atingindo o cumprimento do padrão de qualidade em 95% dos sítios de nutrição nas 8 províncias.
E, como específicos:
Grupo-Alvo - Crianças dos 0-24 meses de idade
Área Alvo (Nacional, Provincial, Distrital) - Cobertura
8 Províncias (Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Tete, Sofala, Zambézia, Manica e Inhambane)