A N’weti pretende implementar uma intervenção para a mudança social e de comportamento com enfoque na área de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) para adolescentes e para jovens. A materialização da iniciativa passa pela produção de materiais e informação que vão alimentar os três pilares da organização, nomeadamente: multimédia, mobilização social e advocacia.
Com vista a operacionalizar essa iniciativa a N’weti conduziu uma análise documental sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos (DSR) e sobre DSR entre populações de alta mobilidade, com enfoque para o contexto e quadro legal actuais. Com base nessa análise foram definidas algumas áreas de intervenção e principais tópicos a tomar em consideração na pesquisa de audiência. Porém, antes de iniciar a sua intervenção, a N’weti decidiu conduzir uma pesquisa de audiência para caracterizar necessidades e especificidades dos grupos alvo, incluindo grupos de alta mobilidade, em matéria relacionada com DSR para jovens de ambos os sexos. A pesquisa foi realizada em Nampula cidade e Nacala-Porto, em Nampula; Chimoio, Manica e Machipanda, em Manica, e Magude e Namaacha na província de Maputo.
Como resultados, a presente pesquisa identificou quatro segmentos de audiência que pese embora frequentem o mesmo espaço e algumas vezes se relacionam entre si e habitem esses mesmo espaços, apresentam características diferentes. O primeiro grupo é constituído pelos jovens; o segundo pelos pais, encarregados de educação e outros adultos responsáveis por encaminhar a vida sexual e reprodutiva dos jovens; o terceiro segmento é constituído por grupos de alta mobilidade, e o quarto segmento é constituído por provedores de serviços de SSR.
Em termos de provisão de serviços, a nível formal existem as unidades sanitárias (US’s), os Serviços Amigáveis de Adolescentes e Jovens (SAAJ’s), o Programa geração Biz (PGB) e Organizações Não Governamentais (ONG’s) nos quais trabalham ou colaboram enfermeiras(os), médicas(os), conselheiras(os) activistas e educadores de pares que prestam serviços na área de SSR. Nas US’s e em algumas ONG’s estão disponíves informação, aconselhamento, testagem para Infecções de Transmissão Sexual (ITS) e Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV) e, seguimento, cuidados pós aborto, cuidados pós parto e Consulta Pré-Natal (CPN). Outras ONG’s, os SAAJ’s e as componentes escolar e comunitária do PGB oferecem serviços de PF (sobretudo as ONG’s) assim como os serviços de prevenção de ITS e referem os seus grupos-alvo para as US’s para testagem de ITS e HIV e respectivo seguimento. Por seu turno, os activistas e os educadores de pares disseminam informação relativa a SSR.