Percepções Locais sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas (DNT) na província de Nampula

O presente relatório apresenta os resultados da Auscultação Qualitativa Rápida das Percepções Locais sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas em três distritos da província de Nampula, nomeadamente: Mogovolas (Nametil), Murrupula (Chinga) e, Eráti (Namapa e Alua). A recolha de dados no campo, teve lugar entre os dias 23 e 28 de Marco de 2014 e,procurou olhar para a etiologia da doença (sinais e formas da manifestação), a representação social da doença (experiência, o possível estigma associado com formas avançadas) e estilos de vida da população-alvo dos distritos de implementação do projecto na província de Nampula.

Abordagem qualitativa constitui a opção metodológica adoptada. A auscultação privilegiou a recolha de dados que permitiram compreender as percepções, os significados e as interpretações locais sobre as DTNs.

Em ternos de achados, o estudo constatou:

  1. Existência de diversos conhecimentos e percepções sobre os sintomas e sinais entre as comunidades abrangidas. A diversidade de conhecimento recolhido entre os diferentes membros da comunidade é informada por experiências de vida com a doença, fraco acesso à informação biomédica sobre a doença, crenças mágico- religiosas e alguns estereótipos que conduzem para um contexto permissivo de determinadas práticas e atitudes que perpetuam práticas nocivas a saúde. A título de exemplo, comum em todos os distritos cobertos pela pesquisa associar as ilustrações de uma criança com barriga de água, urina com sangue á doenças relacionadas com sexualidade.
  2. Os participantes foram unânimes em considerar que as práticas de risco ilustradas, nomeadamente: o fecalismo a céu aberto; banho em águas paradas; urinar nas margens dos lagos, lagoas, e lavar roupa com as pernas dentro das lagoas e lagos são comuns nas suas comunidades e, estão conscientes dos riscos associados para a saúde do indivíduo e da comunidade.
  3. Baixo conhecimento sobre a transmissão da bilharziose entre as comunidades abrangidas pelo estudo. Pois, não, foi possível perceber uma associação directa entre os comportamentos de risco ilustrados através de cartazes da pesquisa com a bilharziose. Porém, as interpretações tecidas em volta das Cartazes visualizam um conhecimento generalizado sobre as implicações para a saúde dos indivíduos e das comunidades resultantes do não seguimento de recomendações básicas de higiene.

Para ler versão completa clique aqui

Mais estudos e pesquisas

© Copyright 2024 N'weti. Design: Agência Signus
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram